segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Estranhas coincidências sobre o Titanic…

Em 1898, Morgan Robertson havia finalizado seu livro “The Wreck of Titan or Futility” (não editado em português). Ele não imaginava que estava premeditando uma das maiores tragédias de todos os tempos: o naufrágio do Titanic


É difícil encontrar alguém que não conheça a história do luxuoso transatlântico de quase 300 metros de comprimento e com capacidade de transportar 3.000 pessoas. Era considerado inafundável pelos seus construtores, mas a tragédia aconteceu em sua primeira viagem, na noite de 14 de abril de 1912 no meio do Atlântico Norte, após colidir com um iceberg. Das 2.727 pessoas a bordo, apenas 705 conseguiram sobreviver.

Robertson havia anunciado essa tragédia com 14 anos de antecedência e com uma incrível riqueza de detalhes. Na sua obra, ele narra a saga de um esplêndido navio, também conhecido como inafundável, mas naufragou após se chocar um iceberg. E assim como o Titanic, o Titan (o navio da obra, o nome é mais uma coincidência) teve seu fim também em sua viagem inaugural e também no mês de abril, enquanto navegava pelo Atlântico Norte. Os nomes de ambos capitães eram os mesmos: Smith.

São incríveis as coincidências entre a ficção e a realidade. Desde o nome do navio, as circunstâncias da tragédia, o mês e o fato de não haver botes suficientes são de uma similitude impressionante. Uma tabela comparativa realça as extraordinárias semelhanças entre ambos os navios:

Será que foi somente coincidência ou será que foi uma premonição do autor? Não podemos responder com certeza à essas questões, mas é certo afirmar que Morgan Robertson acertou em muito e chegou muito próximo do que realmente aconteceu alguns anos mais tarde. 

Um comentário: