quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Quatro locais do mundo onde não é permitido morrer

Parece um pouco ilógico que algo tão natural e inevitável quanto a morte seja proibido


Você ficaria surpreso ao saber que realmente existem alguns lugares na Terra onde a morte foi proibida, e considerada ilegal? Na verdade, parece que esta é realmente uma prática antiga. O mais antigo exemplo conhecido da proibição da morte foi no 5º século antes de Cristo, quando, por motivos religiosos, não era permitido morrer na ilha grega de Delos. Cada lugar tem sua razão própria para proibir a morte, variando de crenças religiosas a fatores ambientais.

Nós vamos dar uma olhada em quatro lugares do mundo onde a morte é proibida

Itsukushima - Japão 

Foto: Bernard Gagnon
De acordo com a crença xintoísta, a ilha japonesa de Itsukushima é um lugar sagrado, e a manutenção de sua pureza é motivo de extrema preocupação. Assim, numa tentativa de manter a inviolabilidade da ilha, os sacerdotes do santuário têm trabalhado muito duro para garantir que nenhuma morte ocorra lá. Desde o ano de 1878, não houve mortes e nem nascimentos próximo ao santuário. Não é permitida na ilha a presença de mulheres grávidas prestes a dar a luz, nem de idosos ou doentes terminais. 
A única batalha que ocorreu em Itsukushima foi a Batalha de Miyajima, em 1555, após o qual o vitorioso comandante ordenou que os corpos fossem imediatamente removidos para o continente. Toda a ilha foi purificada do sangue que foi derramado, o solo encharcado de sangue foi jogado fora da ilha, e os prédios foram limpos. Bem, não foi uma desobediência? Porque não importa o quanto eles limparam, as mortes claramente aconteceram. Ainda assim, hoje em dia não é permitido morrer em Itsukushima. 

Longyearbyen - Noruega 

Foto: Bjorn Christian Torissen
A cidade ártica de Longyearbyen nas Ilhas Svalbard da Noruega tem uma regra semelhante. A morte é proibida, e a cidade tem apenas um cemitério pequeno que parou de aceitar novos enterros há 70 anos. A razão? Os corpos nunca se decompõem. Foi descoberto que os corpos enterrados em Longyearbyen estão perfeitamente preservados pelo permafrost (tipo de solo permanentemente gelado). Cientistas encontraram vestígios de virus intactos da gripe que matou milhões, durante a epidemia de 1917. 
As pessoas gravemente doentes ou que estejam prestes a morrer, logo são despachadas via aérea ou marítima para uma parte diferente da Noruega, onde passarão os últimos dias de suas vidas. 

Falciano del Massico - Itália 

Foto: Digri
Em Falciano del Massico, uma pequena cidade no sul da Itália, a história é um pouco diferente. As pessoas não têm permissão para morrer, não por causa do ambiente ou crenças religiosas, mas simplesmente porque não há qualquer espaço para os corpos serem enterrados. O prefeito emitiu uma ordem que diz: "É proibido aos moradores ir além dos limites da vida terrena." Desde que as fronteiras locais foram redesenhadas em 1964, Falciano del Massico tem estado em disputa com uma cidade vizinha sobre direitos do antigo cemitério. O prefeito decidiu agora construir um novo cemitério, mas até então, as pessoas têm sido condenadas a adiar suas mortes ou se mudarem para uma cidade em que seja permitido morrer. 

Sarpourenx - França 

Foto: France64160
Um decreto que proíbe as pessoas de morrer foi novamente emitido pelo prefeito de Sarpourenx, uma pitoresca aldeia no sudoeste da França. A decisão veio depois que um tribunal francês negou a permissão para ampliar o cemitério existente na cidade. Mas o prefeito Gerard Lalanne vai mais longe. Não só a morte é proibida, mas aqueles que se atreverem a morrer serão severamente punidos. Embora, ainda não esteja claro quais serão as sanções. Afinal, como você poderia punir os mortos? Um caixão sem forro, talvez? A decisão do prefeito tem deixado os moradores de Sarpourenx preocupados. "O que vai acontecer comigo se eu morrer?", eles perguntam. 
Fonte: ODDTC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário