terça-feira, 30 de abril de 2013

Mistérios da ciência: 11 perguntas sem respostas


Confira quais são os grandes mistérios que a ciência ainda busca por uma resposta

O que havia antes do Big Bang?




Começando pelo maior mistério de todos, e o que mais gera debate entre a ciência e a religião. Resumidamente, a Teoria do Big Bang afirma que toda a matéria existente estava comprimida num ponto demasiado pequeno e infinitamente quente e denso, onde as leis da física não se aplicavam. Mas o que havia antes disso? De onde veio a primeira partícula de todas? Como o Big Bang pode existir se não havia tempo nem espaço?


Como a vida surgiu?

Essa é um pouco mais fácil de se respondida, embora ainda não haja um consenso entre os cientistas. As primeiras formas de vida na Terra eram extremamente simples, há mais de 3 bilhões de anos atrás. Seres que ao longo dos milhões foram evoluindo até chegarmos até nós.

Há quem levante a hipótese de que a vida (bactérias) tenha sido trazida para a Terra por cometas, mas uma coisa a certa: desde então a vida evoluiu e chegou até o ponto em que vemos hoje.

Quando a vida começa?

Essa é outra pergunta que não possui um consenso, gerando muitos debates em relação ao aborto, por exemplo. Será que a vida começa quando um espermatozoide penetra no óvulo ou quando o cérebro passa a se desenvolver? A segunda opção é mais plausível para a ciência, já que não pode haver vida sem o cérebro.

O universo é infinito?

Voltando para a cosmologia, esse é outro assunto que ainda não foi provado, pois não podemos observar além dos 14 bilhões de anos-luz, a distância que corresponde à idade do universo. Mas pode ser que esse seja o limite do universo, ou não.

O que além das bordas do universo?

Não sabemos, o que há além dos limites do universo é pura especulação. Pode ser que haja apenas o vácuo e outros universos, mas por enquanto, isso tudo é pura especulação.

Para onde vai a matéria nos buracos negros?

Para outro universo através dos buracos brancos? Não sabemos, buracos negros são tão misteriosos quanto a origem do universo. Quando atravessam o horizonte de eventos, muita matéria é infinitamente comprimida num espaço muito pequeno, e isso é totalmente incompreendível pelas leis da física.

Alma existe?

Mais um artigo polêmico. Uma teoria elaborada no começo do século passado afirma que independentemente da idade a alma da pessoa pesa exatamente 21 gramas no momento exato de sua morte. Mas a ciência prefere não trabalhar com a ideia de algo tão abstrato como a alma.

Poderemos viajar no tempo?

Embora teoricamente seja possível a viagem no tempo, muito ceticismo gira em torno dessa questão. Enquanto não aprimorarmos muito mais nossa tecnologia, ainda essa pergunta fará parte dessa lista.

Existem civilizações inteligentes universo afora?

Que há formas de vida simples, é quase impossível de se discordar, dado o fato de que existem trilhões de planetas em cada galáxia, e que existem trilhões de galáxias no universo observável. E com tantos planetas, é de se imaginar que muitos deles possuem vida inteligente, mais avançada ou não que nós. Mas, infelizmente, enquanto não for provada e divulgada ao público a existência de seres alienígenas, muitos debates continuaram persistindo.

Existe vida após a morte?

Isso é praticamente impossível de ser provado. As EQM’s (experiências de quase morte) são vistos por algumas pessoas como uma prova contundente de que existe vida após a morte, no entanto, a ciência afirma que o fenômeno é um distúrbio mental impulsionado por paradas cardíacas, por exemplo.

Mas isso não põe um ponto final da questão. Uma teoria sugere que no exato instante em que morremos, nascemos em outro corpo. Não, isso não tem nada a ver com religião. Na verdade, não há uma ligação entre os dois corpos, e esse novo ser pode ser qualquer forma de vida em qualquer lugar no universo, talvez até em outro tempo. Há quem discorde, mas fato é que nunca teremos uma resposta para essa pergunta.

O universo é uma ilusão?

Talvez, mas aí está algo bastante complicado de se provar. Teorias modernas sugerem que nosso universo inteiro seja uma ilusão, programado por um computador infinitamente potente (Matrix). Há quem discorde, mas como provar que essa teoria é falsa? [Lucas Rabello]

Alugue e use: Monte um look incrível sem precisar comprar nenhuma peça

Esqueça tudo o que você sabe sobre roupas para alugar. Lojas bacanas oferecem opções de roupas e acessórios de grifes e grandes estilistas para serem seus por semanas

Se você ainda torce o nariz para a ideia de alugar vestidos de festa, bolsas e acessórios é porque ainda não conhece lojas incríveis que fazem isso. Calma, nós estamos aqui para apresentar algumas delas que valem e muito a pena conhecer.

Vestidos de Reinaldo Lourenço, Carlos Miele e Maria Garcia (Foto: Divulgação)
Dress & Go: Sabe aqueles modelos top saídos fresquinhos das passarelas? Pois bem, eles estão a um clique. Esta é a primeira loja brasileira online que aluga vestidos de festa de grandes estilistas como Reinaldo Lourenço, Carina Duek e Carlos Miele. Funciona assim: depois de escolher o look no site, ele é entregue em sua casa por apenas 20% do preço da loja e fica contigo por quatro ou oito dias. Por enquanto o serviço só está disponível em São Paulo, mas será expandido para outras capitais ainda neste ano. www.dreeandgo.com.br

Chanel, Gucci, Louis Vuitton, Hermés... bolsas de todas essas marcas podem ser sua por semanas! (Foto: Divulgação)
Bo Bags: Sabe aquelas bolsas-desejos que você fica namorando nas vitrines, mas nunca compra? Elas podem ser sua por uma semana ou um mês. Basta visitar o site Bo Bags e escolher a sua. Vai dizer que não é a solução dos seus problemas para ir àquela festa incrível do fim de semana? 

Looks vintage para as mulheres que adoram o guardar roupa da vovó (Foto: Divulgação)

Minha avó tinha: Fãs de peças vintage também têm espaço no mercado de aluguéis de luxo. A loja Minha Avó Tinha é imensa – cerca de 20 salões repletos de peças, acessórios e objetos dos anos 90 para trás. No meio de tantas coisas tem muita coisa de grife, mas segundo o proprietário Franz isso é só um detalhe “O interessante é a pessoa vir aqui e se jogar no meio de tudo para encontrar o que gosta independente da etiqueta”. Através do site dá para ter uma ideia dos produtinhos, mas o bacana é dar um pulinho por lá. www.minhavotinha.com [Revista Glamour/Patricia Ruzene]

Os grandes benefícios da música para a saúde

Muitos de vocês certamente já experimentaram os efeitos positivos de ouvir uma música que gostam, seja enquanto trabalham, fazem exercícios ou estão tentando relaxar. Fica, porém, uma pergunta: o que a ciência tem a dizer sobre esses efeitos?

Para descobrir, uma dupla de pesquisadores revisou 155 estudos sobre a influência da música na neuroquímica humana. “Nós encontramos evidências convincentes de que intervenções musicais podem ter um papel na saúde”, destaca o professor Daniel J. Levitin, do departamento de psicologia da Universidade de McGill (Canadá). “Mais importante ainda, documentamos os mecanismos neuroquímicos pelos quais a música tem um efeito em quatro domínios: temperamento, estresse, imunidade e interações sociais”.

Certas músicas podem, segundo os autores, elevar a produção de imunoglobulina A (um anticorpo essencial) e de células brancas que atacam invasores como bactérias e germes. Além disso, ouvir ou tocar música pode reduzir os níveis de cortisol (conhecido como hormônio do estresse) e elevar os de oxitocina (ligado ao bem-estar) no corpo, melhorando o humor da pessoa e facilitando interações sociais – o próprio hábito de se reunir com amigos para ouvir música também poderia ser levado em consideração nesse ponto.

Os resultados do estudo foram publicados no periódico Trends in Cognitive Science.[Medical Xpress, Trends in Cognitive Science][Hypescience/Guilherme de Souza]

Esculturas de barcos chineses antigos

O primeiro é de prata e ouro, os demais de marfim. Não há outras informações no site sobre eles...










Certo & Errado

 









A Lua pode ganhar uma Lua

Não bastassem todas as mudanças que a humanidade faz no planeta Terra, agora ela quer dar um novo passo e modificar o próprio espaço a nossa volta, deixando nossa visão do céu um pouco diferente

Necessidades do futuro



A verdade é que nós vivemos em uma grande rocha solta no espaço, que tem recursos limitados, e isso é um dos maiores problemas da humanidade, pois a falta de matéria prima pode nos causar grandes incômodos. E da maneira que as coisas andam, logo teremos uma grande falta de tudo. Por isso seria muito bom que pudéssemos pegar materiais necessários de outros lugares do Universo, assim teríamos uma fonte quase infinita de todas as coisas.

Ainda existe o fato de que um dia nosso planeta vai se extinguir e se a humanidade não achar uma nova casa, também será extinta, por isso precisamos avançar na exploração espacial.

Dois coelhos com uma cajadada só


Sabendo desses dois grandes problemas para nosso futuro, a NASA, apoiada pelo governo americano, está planejando uma das mais incríveis realizações que a humanidade um dia já fez.

Ela pretende pegar um pequeno asteroide, rebocá-lo até a órbita da Lua e estabiliza-lo ali. Assim, pela primeira vez na história, a humanidade mudaria a configuração do céu, em um primeiro passo para planos maiores.

O que vem depois?


A NASA, se conseguir realizar tal tarefa, pretende em alguns anos mandar uma nave para o tal asteroide na órbita da Lua, podendo estudar mineração nesse tipo de corpo celeste, descobrindo as melhores maneiras de desviá-los caso estejam em rota de colisão com a Terra e até mesmo desenvolver técnicas para criação de bases nessas pedras, que no futuro poderão ser usadas como bases avançadas para viagens longas, como as que serão feitas para Marte um dia.

Curiosidades 

- A NASA terá inicialmente 100 milhões de dólares para esse projeto;

- Para completá-lo seria necessário algo em torno de oito anos;

- O asteroide que será trazido para perto da Lua vai ser pequeno, para que no caso de algo dar errado não causar grandes estragos na Lua ou mesmo na Terra. [Minilua]

Michelle Janneke - Alegria Contagiante

Sessão Vale Reprise
Matéria originalmente publicada em 2 de agosto de 2012

A mais nova celebridade da internet 
O aquecimento sexy da atleta Michelle Jenneke que está explodindo na web.

Ela é jovem, linda, feliz e cheia de vida. E vem iluminando a internet nos últimos dias.

Michelle Janneke, 19 anos, integrante da equipe de atletismo australiana, arrasou no último Campeonato Mundial de Juniores, ocorrido em Barcelona, antes, durante e depois da prova de 100 metros com obstáculos.

Em um aquecimento vibrante, cheio de energia, já mostrava sua confiança e disposição. Durante a prova, entre um obstáculo e outro, seu sorriso mostra que era ali mesmo que queria estar. E venceu. E vitoriosa, parte para o abraço desinteressado nas suas adversárias.

Confira, em diversos ângulos, a performance da atleta, genialmente encaixada por um internauta na canção “Boys (Summertime Love)”, interpretada pela italiana Sabrina Salerno — e que também está explodindo no YouTube:


Ela não estará nas Olimpíadas de Londres porque ainda compete na categoria juniores. Portanto, aproveitem para vê-la nas fotos abaixo:
Sendo cumprimentada pelas adversárias após a prova

Michelle, à direita, com concorrentes de uma prova realizada em Sidney

Michellemania" se espalhando: na camiseta com a bandeira australiana, os dizeres "Invadam a Austrália -- Dêem-nos a Jenneke" (Foto: mixdup.com)

Aproveitem e vejam o vídeo da cantora Sabrina Salerno, que também está explodindo na web


segunda-feira, 29 de abril de 2013

Incríveis miniaturas de motos feitas com madeira

Poucas miniaturas são tão ricas em detalhes como as obras-primas do jovem artista ucraniano Vyacheslav Voronovich

O artista, nascido em Lvov, sonhava em ter uma motocicleta desde que era apenas um garoto, e montou a sua primeira na sétima série. Ao mesmo tempo que foi se interessando por miniaturas feitas à mão, desenvolveu uma paixão pela escultura em madeira.


Como não pudesse se dar ao luxo de comprar uma moto real, Vyacheslav Voronovich descobriu que poderia criar suas próprias motos, perfeitas réplicas de madeira.


A ideia de fazer sua motocicleta em escala 1:12 de madeira pela primeira vez aconteceu há um ano e meio atrás, e rapidamente se transformou em um hobby. Ele se inspirou em algumas miniaturas de motocicletas que viu na internet, e decidiu se propor o desafio de conseguir fazer a sua própria, a partir de madeira. No início ele tinha algumas dúvidas, mas depois de descobrir que tipo de madeira devia ser usada para cada componente, as coisas começaram a correr bem. Ele notou que cada nova moto que criava, parecia melhor que a anterior.


Vyacheslav Voronovich acredita que a escolha do tipo de madeira certa é crucial para a sua arte, porque cada tipo de madeira tem suas próprias características únicas. O pinho é mais fácil de trabalhar do que o carvalho, mas não chega nem perto em termos de estética. A tarefa mais difícil é criar os componentes minúsculos (guidão, espelhos retrovisores, engrenagem, piscas, discos de freio, etc), porque muitas vezes eles tendem a quebrar quando estão quase terminados, e ele tem que começar tudo uma vez e outra.


A coleção do artista já conta também com três helicópteros, que ele fez com base em seu próprio gosto, e duas réplicas de motos esportivas. No momento ele está trabalhando em uma réplica de madeira da VT1300 Honda CS cruiser, para a qual está experimentando com um novo tipo de madeira para fazer o guidão e demais peças minúsculas.






[Mdig]

Um toque todo especial à linha de rímel da Lancôme

O Diretor criativo da Lanvin, Alber Elbraz, firma parceria com a gigante dos cosméticos e cria uma coleção de edição limitada fofíssima que será lançada em junho
A linha criada por Alber Elbaz é uma graça né? (Foto: Divulgação)

Os traços do estilista Alber Elbaz vão servir de inspiração para quem já é fã de maquiagem. O motivo? A nova linha de make criada pelo diretor criativo da Lanvin em parceria com a gigante de cosméticos Lancôme. Chamada Hypnôse Show, a coleção de edição limitada contém cílios postiços, paletas de sombras e máscaras de cílios.

Quando penso em cosméticos, penso em olhos. Uma vez estava em uma festa e reparei que sapatos, cabelos, joias e peles brilhavam, mas os olhos não, então pensei que se fosse fazer alguma coisa seria algo como ‘happy eye’ para fazer os olhos brilharem”, disse Elbaz ao WWD. O resultado é que as embalagens de rímel ganharam um carinho todo especial e foram feitas quatro diferentes: corações para a Hypnôse Doll Eyes, estrelas azuis para Hypnôse Star, petit pois rosa para Hypnôse Drama e olhos enormes para Définicils.

Gostou? Os produtinhos chegam ao mercado em junho e para lançá-los o estilista pensou em usar os personagens da embalagem animados para “voltar para a fantasia, ao sonho, a um final feliz. Quero que as pessoas sempre lembrem de histórias ao olharem os produtos”, justificou Elbaz. Dá só uma olhada no teaser de lançamento.

[Revista Glamour]