domingo, 24 de fevereiro de 2013

Segredos que tentam esconder de nós

Por trás de muitas coisas existem vários segredos que empresas e/ou governos não querem que você saiba

Conheça alguns desses segredos: 

Pão torrado pode ser perigoso para a saúde

Por mais inofensivo que possa parecer, pão torrado pode oferecer um alto risco para a nossa saúde. Segundo alguns estudos, quando alimentos ricos em amido (como pão e batata) são submetidos a temperaturas superiores a 120º, eles produzem uma substância denominada acrilamida, que pode causar câncer.

Pesquisas foram realizadas em ratos, mas ainda não existe certeza de que a substância tem o mesmo efeito em seres humanos. 

Coca-Cola e Pepsi possuem ingrediente“polêmico”

Alguns refrigerantes, como Coca-Cola e Pepsi possuem uma substância denominado metil imidazol (4-MI), que está relacionada à incidência de câncer. De acordo com alguns estudos, uma lata de Coca-Cola no Brasil possui 267 mg da substância, 66 vezes mais do que a Coca-Cola californiana – e 9 vezes acima do limite estabelecido pelo governo dos EUA. O Brasil é o líder no uso da substância. 

Embora a empresa negue qualquer risco à saúde, ela decidiu cumprir a lei e mudar sua fórmula na Califórnia, diminuindo o uso da substância. No Brasil, a fórmula não será alterada. 

Quanto menos religiosa a pessoa for, mais agirá por compaixão 

É verdade que a maioria das religiões pregam compaixão com os próximos. No entanto, segundo um estudo, a maioria das pessoas religiosas não se importam muito com isso. 

Mais de 1330 pessoas tiveram suas vidas analisadas nos EUA. Segundo os pesquisadores, as pessoas menos religiosas se guiavam mais pela compaixão ao fazer um ato de caridade (como oferecer o assento no transporte público à estranhos). Entre os devotos, foi notado o inverso. 

Outro estudo concluiu exatamente a mesma coisa. Mais de 200 pessoas participaram de um jogo. Cada uma delas recebeu uma quantidade de pontos que poderia ser trocada por dinheiro. A pessoa podia decidir se compartilhava ou se guardava os pontos. O estudo concluiu que nos menos religiosos, a compaixão pesou muito mais nas atitudes a favor do grupo. Entre os mais devotos, a compaixão pouco influiu. 

A Rússia possuía mais de 40 cidades secretas 

Juntas, elas têm 1,5 milhão de habitantes. Mas não apareciam no mapa até o final dos anos 1980. Hoje sua existência é conhecida - mas só se entra lá com autorização do Ministério da Defesa ou da Agência de Energia Atômica da Rússia. Conheça as principais:

Kraznoznamensk - Fica a apenas 40 km de Moscou. Tem 36 mil habitantes. Abriga um centro de controle de satélites, e trabalha ajudando a coordenar a Estação Espacial Internacional.
Ozyorsk - Com 82 mil habitantes, teve o acesso restringido durante a Guerra Fria por ser próxima a Mayak - onde havia uma usina de plutônio. Hoje, recicla material radioativo do arsenal soviético.
Vilyuchinsk - Foi fundada em 1968 para construção de submarinos militares e vive disso até hoje. Ganhou duas igrejas nos anos 1990 e possui 23 mil habitantes (1 000 a menos que em 2002).

Madona não canta, dubla; e vários outros artistas também

Não é papo de crítico. Quem acusa Madonna de enganar os fãs no palco é o rival Elton John. A última alfinetada foi antes da performance da Material Girl no Super Bowl americano. "Não deixe de sincronizar bem os lábios", ironizou ele. No show que fez em Ramat Gan, Israel,  Madonna foi flagrada várias vezes fazendo exatamente isso. Ela chegava a sair do palco para trocar de roupa enquanto as canções continuavam rolando. O playback é mais comum do que se imagina. Os britânicos do Bloc Party, por exemplo, deram vexame no MTV Vídeo Music Brasil de 2008. O vocalista escorregou no palco, mas a música seguiu rolando solta. A cantora Katy Perry já fingiu até que sabia tocar flauta. E foi vaiada quando tirou o instrumento da boca sem saber que o solo continuava. Rihanna e Britney Spears também abusam de truques assim. Afinal, se até Madonna pode...

Impressoras a laser são poluentes


De acordo com pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, 17 modelos de impressoras a laser, incluindo marcas como HP e Toshiba, emitem uma alta quantidade de partículas ultrafinas, que quando inaladas podem causar problemas cardíacos e respiratórios, assim como tumores.

A emissão de partículas varia muito de modelo para modelo, e não se sabe ainda a composição dessas partículas.

Não há problema em usar celulares no avião

Várias empresas aéreas já permitem o uso de celulares dentro de suas aeronaves, que parecem não cair por causa disso. Uma hipótese para a proibição do uso de celulares por parte de algumas empresas está na própria rede de telefone. Se você ligar para alguém em um avião (que voa muito alto e rápido), o sinal irá se espalhar por longas distâncias, o que prejudica bastante a sua qualidade e acaba congestionando a rede de telefonia. Nos aviões que são permitidos o uso, existe um dispositivo capaz de interceptar o sinal e direcioná-lo para satélites, evitando congestionamentos e interferências  na rede.

Lâmpadas e iPhones possuem prazo de validade

De acordo com a própria Apple, a bateria do iPhone é capaz de suportar cerca de 400 ciclos completos de carga e descarga. Após ultrapassar esse limite, ela começar a perder desempenho até simplesmente deixar de funcionar. Isso é natural e inevitável em qualquer dispositivo eletrônico, contudo, a bateria do smartphone da Apple não é removível, fazendo o usuário a levar o equipamento à uma assistência, que acaba saindo quase o preço de um aparelho novo nos EUA (a troca de bateria sai US$80, e um aparelho novo US$90, com subsídio de operadores de telefonia), o que faz com que os usuário simplesmente descartem os aparelhos antigos e comprem versões mais recentes do smartphone. 

Mas não é somente o iPhone que sai de fábrica com um “prazo de validade”. As lâmpadas incandescentes também. Elas possuem uma duração média de 1.000 horas, mas poderiam ter uma duração muito superior caso isso fosse de interesse das empresas. Em 1920, fabricantes de lâmpadas se reuniram para firmar um acordo para limitar a duração das lâmpadas. Embora a manipulação tenha sido descoberta em 1950, a duração delas continua limitada a 1.000 horas.

iPhone registra lugares onde você esteve

Embora não haja evidências de que esses dados sejam enviados para a Apple, eles ficam armazenados em um arquivo e são transferidos para o computador quando este é sincronizado com o iPhone. Qualquer que pessoa que tenha acesso ao computador sincronizado é capaz de acompanhar seus movimentos, onde quer que você esteve, minuto a minuto. 

De acordo com a Apple, o smartphone não rastreia seu usuário, e essa técnica é somente usada para melhorar a precisão do GPS, que só funciona com a autorização do usuário. 

EUA e Rússia têm vírus que podem devastar o mundo

No século passado, a varíola matou centenas de milhões de pessoas, e só foi erradicada com campanhas de vacinação no mundo todo. Embora o último caso tenha sido registrado em 1977, o vírus por trás da doença (Orthopoxvirus) está estocado em grandes quantidades nos EUA e Rússia, desde a Guerra Fria.

O arsenal norte-americano é mantido no Controle e Prevenção de Doenças, em Atlanta, e caso o vírus seja liberado acidentalmente ou em caso de guerra, traria terríveis consequências para a humanidade, já que a vacinação em massa foi interrompida há mais de 30 anos.

Além do vírus da varíola, os EUA também cultivam microrganismos ainda mais perigosos, como o da ebola e antraz. De acordo com o governo norte-americano, o objetivo é criar vacinas contra esses vírus.

Adoçante engorda mais que açúcar

Sempre que comemos ou tomamos algo calórico, como um suco, nosso organismo sabe que está ingerindo de fato algo bastante calórico. Quando tentamos enganá-lo adoçando algo com adoçante, na verdade causamos um “curto-circuito”. O corpo não obtém as calorias que esperava, e o cérebro dispara uma sensação de fome maior, fazendo o indivíduo comer mais. Em suma, mesmo sendo menos calóricos, os adoçantes causam um efeito colateral, que faz o indivíduo engordar.

Uma máquina controla a atmosfera do mundo

Trata-se do HARRP (Programa de Investigação de Alta Frequência da Aurora). Trata-se de uma instalação localizada no estado do Alasca com 180 antenas e 360 transmissores de rádio. O HAARP emite ondas eletromagnéticas absorvidas pela ionosfera, alterando o comportamento da atmosfera. 

De acordo com o governo dos EUA, o objetivo da instalação é estudar a ionosfera, visando a melhorar sistemas de comunicação e vigilância, para uso civil e militar. 


Contudo, muitos pesquisadores afirmam que o HAARP possui o poder de alterar o clima global, criando grandes furacões, tempestades, tsunamis e terremotos.
[Revista Superinteressante] [mistériosdomundo/lucas]

Nenhum comentário:

Postar um comentário