Pangeia: é assim que o mundo moderno se pareceria se fosse um supercontinente
Quem prestou atenção às aulas de geografia na escola se lembra do Pangeia, o supercontinente que se formou há 300 milhões de anos.
Nessa época, os continentes não tinham a configuração atual. Como existia somente uma massa continental, as Américas, a África e a Oceania não eram separadas por oceanos.
Essa massa continental contínua foi denominada de Pangeia, palavra que vem do grego para “toda a Terra”, e era envolvida por um único oceano, chamado de Pantalassa.
Há 200 milhões de anos, o Pangeia se fragmentou e deu origem a dois mega continentes denominados de Laurásia e Gondwana. Essa separação ocorreu lentamente e se desenvolveu deslocando sobre um subsolo oceânico de basalto.
Mais tarde, esses dois mega continentes deram origem à configuração atual dos continentes que conhecemos.
O que você vê acima é um mapa do supercontinente Pangeia com as fronteiras geopolíticas contemporâneas. Ou seja, um mapa moderno, com características geológicas que não existiam 300 milhões de anos atrás, com as suas diversas partes deslocadas para a posição geral teriam ocupado antes de Pangeia começar a se “quebrar”.
A imagem incrível começou a circular na internet semana passada graças ao usuário do Reddit “LikeWolvesDo”. Infelizmente, o link da fonte não pode ser encontrado, então a verdadeira origem do mapa não é conhecida. No entanto, no canto inferior da imagem há um nome – Massimo Pietrobon – e um endereço de e-mail, então, por enquanto, podemos supor que ele é o criador dessa bela curiosidade geográfica. Confira abaixo a imagem completa do globo do “moderno Pangeia”: [io9, BrasilEscola] [Hypescience/Natasha]
Nenhum comentário:
Postar um comentário