segunda-feira, 13 de maio de 2013

Hoje faz 15 anos que Frank Sinatra nos deixou

Um mito da história da música, Frank Sinatra ficou conhecido como 'a voz'

Muitas canções tiveram o privilégio de encontrar “a voz”, como ficou conhecido Frank Sinatra desde a década de 40. Ele dominava o timbre, a afinação, o fôlego e o ritmo, retirava das cordas vocais melodias e harmonias que enfeitiçavam. Mito na história da música, foi para muitos o maior cantor popular do século XX. “Ele significa o estilo e a consagração de toda uma época do romantismo da canção americana”, aponta o jornalista Renato Machado.

Filho de dois imigrantes italianos, foi casado com Nancy Barbato e posteriormente com as atrizes Ava Gardner e Mia Farrow, e com a socialite Barbara Marx, com quem terminou seus dias. Possui duas estrelas na Calçada da Fama, uma por seu trabalho na música e outra por seu trabalho na TV americana. É considerado um dos maiores intérpretes da música na década de 1950. Teve três filhos: Nancy Sinatra, Frank Sinatra Jr., e Tina Sinatra.

Sem nenhum treinamento formal, Sinatra desenvolveu estilo altamente sofisticado. Sua habilidade em criar uma longa e fluente linha musical sem pausas para respiração, sua manipulação de frases o fez chegar bem mais longe que o usual dos cantores populares.

Sinatra apareceu em mais de cinquenta filmes, entre eles: "Anchors Aweigh" (1945), "On The Town" (1949), "From Here To Eternity" (1953), com o qual ganhou o Oscar, "The Man With The Golden Arm" e "High Society" (ambos de 1956), "The Manchurian Candidate" (1962) e "The First Deadly Sin" (1980). 

Fez um show histórico no Brasil, no Rio de Janeiro, em um Maracanã lotado em 26 de Janeiro de 1980, do qual tocou para impressionantes 170 mil pessoas, entrando para o livro Guiness de Recordes. Teve seu próprio show de TV durante vários anos e nos anos 90 continuou na ativa em concertos e gravações, onde lançou uma série de duetos, inclusive via satélite, utilizando recursos da mais moderna tecnologia.

Seus principais sucessos são "Fly me to the moon", "My Way" e "New York, New York". Sinatra também cantou com o brasileiro Tom Jobim. Na oportunidade, "Girl from Ipanema" brindou o grande encontro. 

Frank faleceu em 14 de maio de 1998, com 82 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário