segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Cinco fatores que aumentam o risco de câncer de mama

Um Instituto de Medicina analisou vários estudos publicados procurando saber qual a ligação entre fatores ambientas e o risco de câncer de mama. Grandes estudos populacionais foram considerados e surgiram fortes evidências de uma ligação entre um determinado comportamento ou fator ambiental e um risco reduzido de câncer de mama. 

Alguns fatores mostraram evidências consistentes. Certos fatores de risco para o câncer de mama são inevitáveis, como uma predisposição genética para a doença, por exemplo. Mas há várias coisas que as mulheres podem fazer para reduzir seu risco da doença.

Essas ações incluem evitar radiação médica desnecessária, certos tipos de terapia de reposição hormonal, tabagismo, limitar o consumo de álcool, manter um peso saudável e fazer exercícios regularmente. Confira fatores que podem aumentar seu risco de câncer de mama:

1 – RADIAÇÃO IONIZANTE 

Um fator de risco foi a radiação ionizante, que é usada em exames médicos, tais como tomografia computadorizada, raios-X dentais e mamografias. Os pacientes devem seguir o conselho de seus médicos sobre o quanto precisam desses exames, e evitar se puderem. 


2 – TERAPIA HORMONAL 

Outro fator de risco foi o uso de terapia hormonal que combina estrogênio e progesterona. Essa terapia reduz os sintomas da menopausa. Porém, seguindo o mesmo caso da radiação, os pacientes só devem recorrer a terapia se realmente precisarem. 

3 – GANHO DE PESO 

Ganho de peso foi associado a um risco aumentado de câncer de mama, principalmente para as mulheres na pós-menopausa. O certo é se exercitar para diminuir as chances do câncer. 

4 – SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS 

Algumas pesquisas sugerem que certas substâncias químicas contidas em fumaças de escape dos veículos a gasolina aumentam o risco de câncer de mama, mas a evidência não é tão persuasiva. O uso de tintura de cabelo e celulares, por outro lado, não deve aumentar o risco de câncer de mama. 
Para outros produtos químicos, não há provas suficientes para dizer se contribuem ou não para o câncer de mama, como pesticidas, ingredientes em cosméticos e suplementos alimentares. 

5 – CONSUMO DE ÁLCOOL 

Enquanto o consumo de álcool foi associado a um risco aumentado de câncer de mama, pequenas quantidades também podem reduzir o risco de doenças cardíacas. A recomendação é que as mulheres pesem os riscos e benefícios do consumo de álcool.
Segundo os pesquisadores da área, muito mais estudos são necessários para entender como nosso meio ambiente influencia o risco de câncer de mama durante a vida de uma mulher. [LiveScience]

Nenhum comentário:

Postar um comentário