sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Novela da Globo ajuda Boris Yeltsin

Estratégia: Novela da Rede Globo virou febre na Rússia e ajudou a eleger Boris Yeltsin como presidente 


Existem várias manifestações e comentários de especialistas sobre o poder que a TV tem em alienar as pessoas.


Se por um lado é vista como vilã, por outro é aclamada por multidões. Na Rússia, um bom exemplo do poder influenciador ocorreu na tentativa de utilizar uma novela brasileira, febre no país, para ajudar na campanha eleitoral.

Em 1996, os russos preparavam-se para ir às urnas no mês de julho. Boris Yeltsin estava nervoso e com receio sobre o resultado. Existiam boatos de que uma grande parcela da população que tinha simpatia por Yeltsin iria viajar para suas dachas (nome russo para casa de campo) no período eleitoral que coincidia com as férias, ao invés de ficar na cidade e votar. Ele precisava tomar uma medida drástica para convencer seus eleitores a não viajarem para o interior, permanecendo nas cidades.

A solução

Uma “excelente” estratégia foi o uso da televisão. Na época era exibida a novela Tropicaliente da Rede Globo. O sucesso na Rússia era algo escandaloso. Os dados oficiais apontavam que 25 milhões de pessoas assistiam todos os dias à novela que era exibida pelo canal ORT, a rede de TV estatal do país.

Na Rússia seu nome era тропиканка сериал. A estratégia adotada foi anunciar que, no dia da eleição haveria uma apresentação especial com 3 capítulos consecutivos das 20:00 às 23:00.

Surpreendentemente, a estratégia funcionou mais do que o esperado. Isso porque mais de 90% das casas localizadas no interior da Rússia não tinham televisão na época. Uma multidão de russos não viajou e ficou nas cidades para assistir aos capítulos. Quando a exibição terminou estava muito tarde para sair das cidades em direção as "dachas", mas os eleitores ainda tiveram tempo hábil para votar.

Segundo os “marqueteiros” da campanha, a medida favoreceu e garantiu a Boris Yeltsin mais de 10 milhões de votos. Jornal Ciência

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