O município de Carolina, localizado no Estado do Maranhão, é o ponto de apoio para a visita ao Parque Nacional da Chapada das Mesas
"Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste!
Criança! não verás nenhum país como este!"
Amigos, vou começar e terminar este post citando Olavo Bilac.
Realmente, o nosso país é abençoado pela natureza. Hoje vou mostrar a vocês um lugar que poucos brasileiros conhecem.
Carolina - prosperidade no passado e natureza preservada no presente
Uma cidade do tempo dos coronéis. Carolina, no sul maranhense, às margens do rio Tocantins, teve sua fase áurea, como a maiorias das cidades ribeirinhas do grande rio, no período em que a navegação foi muito importante para a economia da região como meio de transporte até início da década de 1960. O primeiro núcleo urbano só formou-se em 1809 e foi chamado de São Pedro de Alcântara. Mas em 1832 os habitantes, mudando-se para a margem direita do rio Tocantins, 16 km abaixo, mudaram o nome da cidade para Carolina, em homenagem à imperatriz Carolina Leopoldina, esposa de D. Pedro I.
No século XX, Carolina viveu seu esplendor econômico. Era centro econômico-financeiro importante do sul do estado, com influência sobre grande parte do sul piauiense, Pará e norte de Goiás (atual Tocantins). Hoje é uma cidade ecoturística com pouco mais de 23 mil habitantes e grande afluxo de turistas entre junho e setembro.
Esse pedaço do sertão maranhense - mais um daqueles segredos que nosso país guarda - esconde os cerrados mais preservados do Brasil onde se descortinam paisagens de grande beleza.
A região impressiona com sua natureza majestosa; são incontáveis cachoeiras com grande volume de água durante todo o ano e formações rochosas que mais parecem gigantescas esculturas naturais.
As cachoeiras são a grande atração, pois não bastasse a beleza de suas formações, a limpidez de suas águas e os deliciosos poços para banhos, ainda possuem temperaturas muito agradáveis, que as tornam ainda mais convidativas.
A região ficou famosa por ser um dos trechos mais bonitos - e de difícil acesso - do Rally dos Sertões. Vejam algumas fotos do lugar:
Cachoeira de São Romão |
Poço Azul |
Cachoeira da Prata Riacho no interior do Parque Por do Sol no Cerrado |
Pedra Caída Santuário da Pedra Caída Encanto Azul Cachoeira do Capelão Imita na grandeza a terra em que nasceste! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário