quarta-feira, 13 de março de 2013

As esculturas incrivelmente hiper-realistas de Jamie Salmon

As obras realistas suplantaram o popularesco para serem expostas em grandes galerias de arte. Entre estes artistas podemos contar facilmente com o britânico Jamie Salmon

A grande rede popularizou o trabalho de vários artistas do hiper-realismo, com destaque para Ron Mueck e Evan Penny que antes deste advento web eram marginalizados pelos segundo a crítica de que só sabem imitar a natureza e não criar uma própria, como as viagens sem sentido propostas por muitos contemporâneos. Mas como perguntava um famoso pintor espanhol: "Alguém conhece algum crítico famoso?

Jamie hoje vive e trabalha em Vancouver e se concentra exclusivamente na criação de grandes esculturas hiper-realistas, utilizando como mão de obra uma lista de materiais bastante ampla. Em seu perfil na Beinart, o jovem artista conta que não se limita a simplesmente criar esculturas, senão que também conta a história do esculpido. E esta é uma das razões pelas quais Jamie deliberadamente faz esculturas bem maiores do que os originais, porque dessa forma, fica mais fácil ao público perceber que a escultura não é apenas uma cópia realista de um personagem e assim perceba que há ali uma história sendo contada.

Outra característica muito marcante de Jamie são suas esculturas propositalmente inacabadas que causam um efeito reflexivo e de procura dos detalhes no que resta da obra. Muito bacana!

Jamie conta com a ajuda de uma companheira especial, a também, escultora de hiper-realismo Jackie K. Seo, mas para não roubar o protagonismo que ambos merecem, exibiremos as obras de Jackie em um outro futuro post.

[mdig]  

Nenhum comentário:

Postar um comentário