Bojana Danilovic, uma jovem da Sérvia, sofre de uma doença estranha que deixou médicos e cientistas perplexos. A jovem de 28 anos, pós-graduada em economia vê tudo de cabeça para baixo
Especialistas da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, que examinaram Bojana Danilovic, dizem que ela sofre de uma rara condição cerebral chamada "fenômeno orientação espacial". Em termos leigos, isso significa que seus olhos vêem as coisas da maneira certa, mas por alguma razão seu cérebro altera tudo. Embora tenha alguns casos semelhantes registrados na história, o caso de Bojana é verdadeiramente único.
Tudo na sua vida tem sido ao contrário, até mesmo do jeito que ela veio ao mundo - primeiro os pés. Seus pais se lembram que quando ela começou a engatinhar, ela sempre se movia para trás, e quando começou a andar, ela o fez em sentido inverso. A jovem diz que sua mãe teve que tirar uma licença de seu trabalho, a fim de ensiná-la a andar para frente. Foi preciso muita prática, mas ela finalmente conseguiu andar para a frente. Isto foi apenas o começo de uma vida muito incomum.
Os problemas bizarros de Bojana continuaram quando ela começou a escrever. Ela colocou o papel de cabeça para baixo, começando escrever a partir do canto inferior direito e terminando no canto superior esquerdo. Seus professores e colegas de turma tentaram ajudá-la a corrigir o seu estilo, mas foi tudo em vão. Era a única forma que fazia sentido para ela.
Mais tarde, ela conseguiu um emprego na administração municipal, em sua cidade natal de Uzice, onde seus colegas ficaram boquiabertos depois que ela virou o teclado e o monitor de seu computador de cabeça para baixo, para poder trabalhar. Em casa, ela tem sua própria TV, de cabeça para baixo, enquanto sua família tem que usar outra. Ela sempre mantém seu telefone celular e jornal de cabeça para baixo, e muitas vezes fica nervosa com pessoas que dizem que ela está lendo errado.
A condição bizarra de Bojana Danilovic atraiu a atenção de cientistas americanos, há alguns anos. Depois de submetê-la a vários testes, eles estabeleceram que seu cérebro é perfeitamente saudável, mas tem um campo de visão diferente do que a maioria das pessoas.
"Pode parecer incrível para outras pessoas, mas para mim é completamente normal", disse a jovem a jornalistas locais. "Eu nasci assim. É apenas a maneira como vejo o mundo". Seu maior aborrecimento é que ela não pode obter uma licença para dirigir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário