A história do trânsito rápido começou há 150 anos, com a abertura da Estrada de Ferro Metropolitana de Londres, em 1863
No último século e meio, dezenas de arquitetos e engenheiros trabalharam em diversos túneis e estações subterrâneas, alguns hoje abandonados, e outros tão bons e úteis quanto os novos. Confira algumas estações subterrâneas maravilhosas:
Rådhuset, Estocolmo, Suécia
A estação de Rådhuset foi inaugurada em 1975 como parte do sistema de trânsito rápido de Estocolmo, um dos melhores exemplos de arquitetura orgânica.
Estação Avtovo, São Petersburgo, Rússia
Esta estação de mármore branco altamente ornamentada foi inaugurada em 1955 e projetada por Y. A. Levinson.
Estação Elektrozavodskaya, Moscou, Rússia
A estação Elektrozavodskaya foi nomeada em homenagem a uma fábrica de lâmpadas elétricas das proximidades, e abriu em maio de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial. É famosa pelas suas decorações, de Vladimir Schuko, Vladimir Gelfreich e Igor Rozhin.
Estação Komsomolskaya, Moscou, Rússia
Inaugurada em 1952 e projetada por Alexey Shchusev e Viktor Kokorin, esta estação tem alguns mosaicos, granito vermelho, mármore e outras decorações artísticas.
Estação Kiyevskaya, Moscou, Rússia
O salão ricamente decorado foi inaugurado em 1954 e tem um estilo quase barroco, com grandes mosaicos e guarnição dourada.
Estação Bulvar Slavyansky, Moscou, Rússia
A estação, projetada por S. Volovich e inaugurada em 2008, tem mármore cubano verde nas paredes, bem como granito cinza com bordas escuras.
Puhŭng e Yonggwang Station, Pyongyang, Coréia do Norte
Muitos turistas estrangeiros são autorizados a viajar apenas entre a Estação Puhŭng e a Estação Yŏngwang (ambas abertas em 1987) na Linha Chollima. O metrô de Pyongyang é o mais profundo do mundo, a 110 metros no subsolo.
Estação de O’Hare, Chicago, EUA
Esta estação, com suas paredes curvas e luminosas de vidro, está localizada no Aeroporto Internacional O’Hare. Foi projetada por Murphy/Jahn e inaugurada em 1984.
Estação Warte Bockenheimer, Frankfurt am Main, Alemanha
A construção foi concluída em 1986, mas foi ampliada em 2001 sob a liderança de Zbigniew Peter Pininski
Nenhum comentário:
Postar um comentário