quarta-feira, 1 de maio de 2013

Orquídea...

Sessão Vale Reprise
Matéria originalmente publicada em 27 de agosto de 2012

As orquídeas têm fascinado os homens por mais de dois mil e quinhentos anos

Foram utilizadas no passado em poções curativas, afrodisíacas, para decoração e ocuparam grande papel nas superstições. Há diversas referências na internet ao interesse do filósofo Chinês Confúcio por estas flores, em que ressaltava as propriedades de seu perfume ao qual atribuía o caráter Lán, que significa beleza, delicadeza, amor, pureza e elegância, vem de textos publicados por seus seguidores e admiradores.

Embora sua distribuição seja bastante irregular, as orquídeas são encontradas praticamente em todas as regiões do planeta, com exceção da Antártida, predominando nas áreas tropicais. Devido à grande distribuição geográfica, é natural que um grupo tão diverso também apresente adaptações aos mais diferentes climas, gerando assim as mais variadas formas, cores e tamanhos. Algumas têm aparência de insetos, outras ainda se parecem com pequenos anjos, outras são as flores mais lindas em suas multicores brilhantes. Trata-se de uma família em ativo ciclo evolutivo e seus gêneros cruzam-se com muita facilidade na natureza.
A Colômbia é o país onde existe o maior número de espécies registradas, chegando ao número de 4.010, imediatamente seguido pelo Equador, com 3.549, Nova Guiné, com 2.717 e Brasil, que totaliza 2.590. Entre outros, Borneu, Sumatra, Madagascar, Venezuela e Costa Rica são países com elevado número de espécies.

Majoritariamente epífitas (plantas que vivem sobre outras plantas), as orquídeas crescem sobre as árvores, usando-as somente como apoio para buscar luz e, ao contrário do que muita gente pensa, não são plantas parasitas, nutrindo-se apenas de material em decomposição que cai das árvores e acumula-se ao emaranhar-se em suas raízes.

A maioria é usada na ornamentação. Algumas orquídeas são cultivadas para serem usadas no buquê de noiva. Também há uma orquídea famosa - a baunilha. Esse sabor agradável dos bolos, sorvetes e chocolates vem desta orquídea, do gênero Vanilla.


Todas as imagens do Blog foram adquiridas na Internet. Caso alguma seja sua e você não queira que eu a divulgue é só informar que a retiro imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário