domingo, 2 de junho de 2013

Cientistas elegem a cena de filme mais triste de todos os tempos

Não, não é o final de “Titanic”, a morte da mãe do Bambi (em, bem, “Bambi”) ou a do pai do Simba, em “O Rei Leão”


Atenção! O texto pode conter spoilers! (*)

Segundo pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA), a cena mais triste da história do cinema é de “O Campeão”, de 1979. No clímax do filme, a história de um ex-boxeador que tenta voltar aos ringues, o protagonista morre na frente do filho de 9 anos – “campeão, acorde!”, suplica o garotinho, às lágrimas.

Os pesquisadores, Robert Levenson e James Gross, passaram anos avaliando mais de 250 filmes. Eventualmente, selecionaram 78 trechos e colocaram cerca de 500 voluntários para assisti-los, observando as emoções que cada cena causava. Os resultados do trabalho, uma lista de 16 trechos capazes de estimular emoções específicas (como nojo, raiva ou tristeza), foram publicados em 1995. E, na hora de fazer o povo se debulhar em lágrimas, a escolha mais eficiente era a cena de dois minutos e 51 segundos em que o garotinho T.J. (interpretado pelo ator-mirim Ricky Schroder) chora sobre o corpo do pai morto.

Desde então, o trecho vem sendo usado em um monte de estudos ao redor do mundo, quando é necessário, pelo bem da ciência, acabar com a alegria dos participantes.

Acha que segura a onda? Confira a cena aí embaixo.

Eu ainda fico triste quando vejo aquele menino se acabando de chorar”, disse Gross à revista do Instituto Smithsonian. A gente entende, amigo.
[Via Smithsonian.com e Trabalho Sujo[Superinteressante]

(*) Um spoiler é uma informação sobre uma obra (livro, filme, programa de TV ou jogo, por exemplo) que pode revelar trechos de sua trama, reduzindo ou arruinando o prazer de sua apreciação pela primeira vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário