sábado, 8 de junho de 2013

Refletir sobre a morte faz bem para a vida

E não é que até a morte tem um lado positivo? 

Pois é, a gente chora e sente tanta saudade que chega a doer… e nada disso é gostoso, claro. Mas, no fim das contas, essa tristeza nos faz refletir sobre a nossa mortalidade (e essa coisa delicada e efêmera que é a vida). E isso faz bem para a vida (desde os relacionamentos até a saúde).

É o que concluiu uma pesquisa conduzida por psicólogos da Universidade de Missouri. Eles avaliaram vários estudos anteriores para provar que desastres também podem trazer efeitos positivos.

Entre os estudos relacionados, um deles avaliava a reação dos americanos depois dos ataques às torres gêmeas do World Trade Center. Quem não se lembra dos discursos americanos cheios de ódio contra os muçulmanos logo após os atentados? É, mas nem todo sentimento era relacionado à vingança. Segundo os pesquisadores, as pessoas também expressaram níveis bem maiores de gratidão, esperança, gentileza e liderança, depois do 11 de setembro.

Quando outros terroristas destruíram um prédio no centro de Oklahoma, em 1995, o número de divórcios na cidade diminuiu bastante. Outros estudos ainda dizem que, quando refletimos sobre a morte, somos influenciados a tomar atitudes positivas, como fazer mais exercícios físicos ou parar de fumar. E há ainda uma reavaliação sobre as coisas que valem a pena na vida. Aí surgem perguntas como “será que estou dando mais atenção ao trabalho do que à família?” e mudanças de atitudes. É quando a gente lembra que tudo tem um fim, que é melhor aproveitar o tempo.

Viu só, dá pra encontrar um lado positivo até na morte. Não é fácil, mas dá pra tentar.

Crédito da foto: gettyimages [Carol Castro]

Nenhum comentário:

Postar um comentário