segunda-feira, 3 de junho de 2013

EUA devolvem à Turquia jóias roubadas

Sessão Vale Reprise
Matéria originalmente publicada em 25 de setembro de 2012

Os Estados Unidos restituíram à Turquia joias procedentes da antiga Troia, roubadas no fim do século XIX 

De acordo com o ministro da cultura e turismo Ertugrul Guna, as 24 peças de ouro foram devolvidas a Turquia este mês, depois de ficarem expostas durante 56 anos em um museu da Filadélfia, USA. 

Os itens foram roubados em 1874 durante a escavação liderada pelo arqueólogo alemão Heinrich Schliemann, que descobriu a histórica cidade de Troia, no noroeste da Turquia. 

O Museu de Arqueologia e Antropologia da Universidade da Pensilvânia adquiriu os primeiros objetos da Idade do Bronze em 1966, de uma concessionária de arte agora extinta. Mas a origem dos itens, que inclui brincos, pingentes e broches, nunca ficou muito clara. A compra levou funcionários do museu, a partir de 1970, a adotar uma política, até então incomum, de se recusar a adquirir artefatos de proveniência desconhecida, que possam ter sido roubados. 

Em 2009, estudiosos encontraram um grão de terra em uma peça que lhes permitiu identificar a coleção como sendo mais provável pertencer à histórica cidade de Troia. As discussões com funcionários turcos para o retorno dos objetos começou no ano passado. 

Embora a Turquia fale em devolução, Brian Rose, professor de arqueologia que co-dirige as escavações do museu em Troia e Gordion na Turquia, disse que as jóias foram cedidas a título de empréstimo por tempo indeterminado porque a proveniência de Troia é provável, mas não certa. 

As peças deverão ser exibidas em um novo museu arqueológico a ser construído em Troia que vai abrir dentro de dois anos, de acordo com a Agência Anadolu. Troia fica perto da cidade de Canakkale, cerca de 150 quilômetros de Istambul. 

Em 2016, a instituição Penn vai acolher uma exposição de tesouros escavados a partir do que se acredita ser o túmulo do pai do rei Midas. Nela também vão estar incluídos "um conjunto funerário incrivelmente impressionante" de objetos a partir de outros sítios, que, disse Rose, vai oferecer uma visão geral dos antigos costumes de sepultamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário