quinta-feira, 6 de junho de 2013

Top 5 as cidades mais frias do mundo

5- Astana (Cazaquistão) 


Astana (em cazaque: Астана) é a atual capital do Cazaquistão. A cidade já recebeu os nomes de Akmolinsk, Zelinograd e Akmola, quando por fim recebeu o nome atual. Segundo estimativas, Astana conta com cerca de 800.000 habitantes numa tendência de aumento incessante. É também uma das capitais com clima mais frio do mundo (no fim do outono os termômetros já podem marcar 35 a 40 graus centígrados negativos). É banhada pelo rio Ishim.

Fundada em 1824, sua importância cresceu no fim do século XIX, quando se tornou um entroncamento de importantes linhas ferroviárias. Assim que o Cazaquistão tornou-se independente da União Soviética em 1991, a cidade foi renomeada para Akmola (Акмола) e futuramente se tornaria a capital da nova nação.

4- Verkhoyansk (Rússia) 

Verkhoiansk (em russo: Верхоя́нск) é uma cidade na república de Sakha, Rússia. Situa-se às margens do rio Yana, perto do círculo polar ártico, a 675 quilômetros de Yakutsk. Com uma população estimada em 1.500 habitantes, é uma das menores cidades da Rússia. Recebeu o status da cidade em 1817. Entre 1860 e 1917 a cidade era um lugar de exílio político. 

Verkhoyansk é conhecida principalmente por suas temperaturas excepcionalmente baixas no inverno, com uma média de janeiro de −50°C. Encontra-se na área mais fria do hemisfério norte (o chamado anel da morte de Stalin), e junto com Oymyakon, é um dos lugares mais frios do mundo. A temperatura mais baixa registrada em 1892, foi −69.8°C. A amplitude térmica em Verkhoyansk é em média de 105°C: de −68°C a 37°C. 

3- Ulaanbaatar (Mongólia) 

Ulaanbaatar ou Ulan Bator (em mongol Улаанбааτар, literalmente "Herói Vermelho") é a capital e a maior cidade da Mongólia. Tem cerca de 820 mil habitantes, segundo números oficiais; estima-se que existam mais 150 mil habitantes não recenseados. Foi fundada em 1649. Ulaanbaatar foi a cidade sagrada dos mongóis e residência do "Buda Vivo", o qual as tribos Khalkha colocaram como o terceiro em grau de veneração, entre as divindades do clero lamaísta 

Ulaanbaatar localiza-se na região centro-leste do país e possui um rigoroso clima subpolar ou sub-ártico, com verões frescos e invernos longos, secos e gelados. Apesar disso, a gélida cidade pode ser atingida eventualmente por violentas tempestades de neve. A temperatura atinge facilmente a -30 °C ou -40 °C (com um recorde de -49 °) durante os meses mais frios, e a precipitação média anual é de 365 mm, concentrada principalmente no verão, que já registrou uma temperatura recorde de 38 °C.

2- Yakutsk (Rússia) 

Yakutsk (em russo: Якутск) é uma cidade da Rússia, capital da região da Iacútia, na Sibéria Oriental. Possui 235.600 habitantes e é uma região remota com mais de 1000 km² de área. É umas das cidades mais frias do mundo. As temperaturas médias anuais são de -21°C. A cidade possui temperaturas muito variadas, tendo verões e invernos longos em torno de quatro meses. No verão atinge entre 0ºC e 25ºC e no inverno entre -40ºC e -25ºC. 

Foi fundada como um forte Cossaco em 1632 e não foi realmente uma cidade até que fossem descobertas as reservas de ouro siberianas no fim do século XIX. Os habitantes de Yakutsk gabam-se dizendo que, apesar do frio intenso, a região é tão rica em recursos naturais que, provavelmente, deve conter todos os elementos da Tabela Periódica. A região é rica em ouro e é responsável por 20% do abastecimento mundial de diamantes brutos.

1- Oymyakon (Rússia) 

Oymyakon ou Oimekon (em russo: Оймяко́н) é uma localidade do Leste da Sibéria (Rússia), junto ao Rio Indigirka, na República de Sakha, e tem cerca de 1000 habitantes. É conhecida por ter o recorde de temperatura mais baixa numa localidade permanentemente habitada, com o valor de -72.2ºC, que ocorreu em Janeiro de 1926. 

A vida é extremamente difícil, e os habitantes alimentam-se de cavalo e rena. O curto período estival permite obter alguns vegetais, ausentes dos hábitos alimentares durante todo o resto do ano. Os transportes são igualmente dificultados pelo fato de os combustíveis congelarem a -50ºC (-58ºF). A escola encerra quando as temperaturas se situam abaixo dos -52ºC. A tinta das esferográficas congela habitualmente e todo o equipamento eletrônico apresenta comportamento bizarro em função das diferentes reações de dilatação e contração dos metais a temperaturas extremamente baixas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário